Ao transmitir carga, a engrenagem docaixa de redutorproduzirá deformação térmica, que é devido ao calor de fricção gerado pelo rolamento de alta velocidade e deslizamento entre as superfícies dos dentes. Além disso, a rotação de alta velocidade da engrenagem, a explosão de fricção e a fricção do rolamento também produzem calor. Um desses calor é retirado pela circulação do óleo de resfriamento e irradiado para fora através do espaço óleo-gás. Após o equilíbrio térmico, o calor restante permanecerá no corpo da engrenagem. Faça a temperatura da engrenagem subir e deformar. Para redutores helicoidais largos e de alta velocidade, devido à alta temperatura e distribuição desigual ao longo da engrenagem, a expansão térmica desigual causa desvio da hélice. Portanto, mesmo que o contato da superfície do dente seja uniforme durante a montagem, a distribuição da carga ao longo da largura do dente ainda será desigual durante a operação.
De acordo com alguns experimentos de campo de temperatura da engrenagem, porredutor de engrenagens, geralmente é maior no centro da largura do dente, enquanto a temperatura em ambas as extremidades do dente é relativamente menor devido às melhores condições de dissipação de calor. A parte de temperatura mais alta do redutor de engrenagem helicoidal é compensada. Este fenômeno é causado pelo fluxo axial do óleo lubrificante de uma extremidade da malha para a outra extremidade, e a temperatura mais alta na largura do dente de cerca de 1/6 do lado da extremidade da malha é causada pelo óleo quente.
Outros fatores que afetam a distribuição de carga incluem o erro do ângulo da hélice da engrenagem, a deformação da caixa de engrenagens e da estrutura, o deslocamento axial da folga do rolamento causado pela direção da carga e o deslocamento radial causado pela força centrífuga de rotação de alta velocidade do corpo da engrenagem.